Moradores das regiões Oeste e Seridó comemoram as fortes chuvas


Embora as fortes chuvas do final de semana tenham causado alguns estragos, moradores das regiões Oeste e Seridó do Estado celebraram a sangria de açudes e a cheia de rios e riachos. Em Assu, a chuva alagou ruas, deixando alguns carros submersos, o que causou grande movimentação e compartilhamento de fotos nas redes sociais.
O meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Gilmar Bistrot, explica que a média das chuvas no RN no mês de janeiro deste ano ficou em torno de 150 milímetros, mais que o dobro esperado para a época, de 70 milímetros. Porém, municípios do Oeste registraram acumulado de mais de 200 milímetros.
“Tivemos um mês de janeiro com chuvas acima da média por causa do vórtice ciclônico de ar superior, que atuou durante quase todo o mês e deve continuar a trazer chuvas para o RN nesta primeira semana de fevereiro. No entanto, vale lembrar que essas chuvas não tem relação com o inverno deste ano, pois são fenômenos diferentes”, disse o meteorologista.
Gilmar Bistrot lembra que o ano de 2004 também teve um janeiro chuvoso, mas os meses de março e abril daquele ano tiveram chuvas abaixo da média.
O meteorologista conta que, embora as chuvas de janeiro não sirvam de indicativo de um bom inverno na região, a Emparn orientou a Secretaria de Estado de Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) para que as sementes fossem entregues aos agricultores na região Oeste do RN antes do carnaval, para que os produtores que desejassem pudessem adiantar o plantio.
“A orientação é de que as sementes fossem entregues antes do carnaval na região Oeste, pois o solo da região é mais profundo e segura plantações mesmo com a ocorrência de um veranico, período sem chuvas, no mês de fevereiro. Já as outras regiões deveriam receber as sementes somente após o carnaval”, afirma Gilmar Bistrot.
Para o final de semana de carnaval, o meteorologista informa que as previsões são de trégua nas chuvas no interior do Estado a partir do sábado, 06. Já no litoral leste, o período deve ser de chuvas.
Proxima
« Anterior
Anterior
Próximo Post »
0 Comentario